sábado, junho 16, 2007

"Aconteceu na Argentina"

Dentro de um ambiente de insegurança, desconfiança, suspeita e conjectura, o povo argentino reclama perante as autoridades os seus ente queridos desaparecidos. O filme retrata na perfeição a dor, o sofrimento, de inúmeras mães que perdem os seus filhos, de pais que desoladamente vem «desaparecer» os filhos. Enfim…
A ditadura militar a todo o custo quer que os seus esqueçam o passado. Mas até que ponto pode o homem esquecer aquilo que ele é? Não é porventura o passado a raiz da identidade pessoal e colectiva? Esquecer o Passado não é condenar o homem ao erro, à desorientação, a um nihilismo aterrador e vazio?



Fica o pensamento: o que é para o leitor o Passado? Que significado tem ele para si? Em que medida ele pode ser para si sinal do amor redentor de Deus?

3 comentários:

Michael Fernandes disse...

Estimado mano... vou responder à tua pergunta. Na minha óptica, aquilo que somos devemos ao passado. Aquilo que hoje sabemos, foi devido a milhões de neurónios queimados que, antes de nós, há muitos séculos atrás, também tiveram as mesmas inquietações e ânsias para encontrar uma resposta. "Somos anões em ombros de gigantes"... Quem vê o futuro sem olhar o passado, é percorrer um caminho sem um destino traçado. Para mim, é nisto que consiste o passado, a maior herança da humanidade...

disse...

Vi o filme e gostei. :]]

Anónimo disse...

o passado é uma construção individual e subjectiva de cada um quando o fita.

dizer-se que ele é um sinal do amor redentor de Deus é que nunca tinha ouvido. é bem visto...e muito objectivo também.

na tal construção individual e subjectiva que defendo (porque tudo o que tem a ver connosco é subjectivo a não ser que estejamos a falar de membros ou de quantos dedos tem uma mão) a lembrança que tenho do passado é que esse deus se esquecia frequentemente de se dar a manifestar na plenitude do seu amor redentor. isto para já não falar dos inúmeros horrores cometidos em seu e por causa do seu nome e isto são factos não são opiniões e até posso estar completamente enganado.
diga-me lá o amigo o que é pensa disso. responda lá o amigo à questão que me colocou.